29 de abr. de 2016

Os três fundamentos do LAR!


Esta manhã, em meu devocional, o Espírito Santo me trouxe à mente a passagem de Provérbios 24:3-4 que diz: “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis.”

Diante disso, separei um estudo sobre o tema, para a reflexão dos fundamentos de um lar, e do importante papel da mulher no mesmo.

O rei Salomão identificou três grandes pedras fundamentais de um lar:

*Sabedoria- Conhecimento do caminho de Deus e capacidade de fazer as escolhas certas em questões práticas e éticas.
*Inteligência- Capacidade de aplicar os princípios de Deus, especialmente em relacionamentos.
*Conhecimento- Aptidões práticas em áreas específicas (Pv 24.3-4)

O lar é o principal ambiente onde os filhos e os pais aprendem a sabedoria de Deus e descobrem como aplicá-la, onde os relacionamentos são construídos com base na comunicação e entendimento mútuo e onde as crianças e os adultos aprendem nas aptidões práticas necessárias para que a vida flua tranquilamente.

O papel da mulher inclui ajudar os membros de sua família a se entenderem dentro de casa e a criar um ambiente em que cada membro da família possa se sentir inteiramente aceito e seguro. Espera-se que o lar seja um refúgio da tempestade da vida.

Ao cuidar do lar, a mulher precisa usar de muita criatividade e amor para que sua casa reflita seu próprio estilo pessoal. As aptidões domésticas eram extremamente valorizadas nos tempos bíblicos e a educação das moças girava em torno do marido, dos filhos e do lar (Tt 2.3-5).

No entanto, do ponto de vista da Bíblia, o cuidado do lar não se limita apenas gerenciar a casa ou suprir necessidades físicas. Também inclui a criação de um ambiente carinhoso e agradável no qual a família possa crescer emocional e espiritualmente.

No começo de um lar como esse, nossa personalidade é transformada de maneira saudável e positiva e adquirimos o preparo necessário para ministrar a outros. Um lar alicerçado no Senhor Jesus e sob os cuidados de uma mulher que busca a sabedoria, a inteligência e o conhecimento de Deus a cada dia, permanece firme em meio às tempestades da vida.

(Fonte: Bíblia da Mulher, pág. 1043).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!