30 de abr. de 2013

Estudo | Entendendo a Bíblia (continuação - Era da Conquista)


Depois do Êxodo, as circunstâncias também eram arriscadas para os israelitas. Eles tinha vagado pelo deserto durante quarenta anos por causa da rebelião e da descrença em Kadesh Barnea. Agora estavam em Jericó e o teste era o mesmo. Eles teriam a determinação para seguir em frente ou se encolheriam frente às circunstâncias, como tinham feito seus pais?
A tarefa de dirigir o povo caiu sobre os ombros de Josué. Moisés, o grande líder dos últimos quarenta anos, estava morto. O povo iria se sentir reanimado seguindo Josué? 

Há quatro eventos principais na Era da Conquista:
1. Jordão; 2. Jericó; 3. Conquista; 4. Domínio.

1. Jordão: a divisão milagrosa da água (Josué 1-5)
Moisés morre e Deus escolhe Josué para sucedê-lo. O primeiro desafio de Josué é cruzar o Rio Jordão durante uma cheia. Deus manda preparar a nação para a procissão cerimonial e começar a caminhar, sendo primeiro os sacerdotes, em direção ao Rio Jordão. Quando os sacerdotes tocaram a água, Deus a abriu para eles. (Essa é a segunda "separação milagrosa das águas" que Deus realizou por Israel. A primeira foi a divisão do Mar Vermelho). O povo respondeu e Deus separou o Rio Jordão por uma distância de uns quarenta quilômetros. Eles cruzam sem incidente e a água volta a correr normal.

2. Jericó: a conquista milagrosa da cidade (Josué 6)
A cidade de Jericó, um pequeno oásis no lado ocidental do Rio Jordão, perto do Mar Morto, não é só a entrada oriental para a Terra Prometida, mas também uma cidade fortificada que ameaça o bem-estar de Israel. Josué é um estrategista militar brilhante, tanto que suas campanhas na Bíblia ainda são estudadas no Colégio Militar nos dias de hoje. Enquanto observa a cidade, contemplando como conquistá-la, o anjo do Senhor aparece para ele e o instrui a marchar ao redor da cidade uma vez por dia, durante uma semana. No sétimo dia, ele deve marchar sete vezes e o povo deve gritar. A muralha da cidade vai cair. Eles fizeram isso e conseguiram... uma conquista milagrosa da cidade!

3. Conquista: a derrota de Canaã (Josué 7-12)
Os canaanitas estão unidos em seu ódio contra os israelitas, mas não na oposição militar a eles. Acima de tudo, a região é caracterizada por reis individuais, cada um com sua própria cidade e país. Josué corta no meio deles em direção ao Mar Mediterrâneo. Tendo dividido a terra, ele começa então a conquistá-la, do sul para o norte. Sete anos depois, a derrota inicial de Canaã é completada.

4. Domínio: finalizando o domínio (Josué 13-20)
Cada uma das doze tribos de Israel recebe uma terra por sorteio e é responsável por finalizar o domínio sobre aquela área. Todas as doze tribos habitam suas áreas e formam uma federação sem centralização com as outras tribos.

Fonte: Livro 30 Dias para Entender a Bíblia, Max Anders.

No próximo estudo, postarei a respeito da era dos Juízes– seus principais acontecimentos e linha histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!