1 de jun. de 2013

Voltando-se à Deus em momentos difíceis.


Diante das dificuldades da vida, sem hesitar, devemos buscar o refrigério na única Fonte segura: em Deus. Para ilustrar a eficácia de buscar à Deus diante de situações difíceis, escrevo sobre a rainha Ester, da Bíblia.

Ester se viu diante de uma situação muito complexa. Ela, sendo judia, enfrentava grande perigo de ser aniquilada junto de todo o seu povo que estava espalhado na Pérsia. Não obstante, precisava pedir o favor do rei à si mesma, e ao seu povo, mas qualquer tentativa de aproximar-se do rei sem ser chamada, poderia resultar em sua morte, a não ser que o rei estendesse o cetro de ouro e lhe poupasse a vida (Ester 4:11).

Mesmo que os olhos de Ester estivessem vendo uma situação complicadíssima, Ester revestiu-se de sabedoria, e imediatamente, pediu que seu povo jejuasse por três dias e três noites, juntamente dela e de suas criadas. 

O desespero não paralisou esta rainha. Ao contrário, Ester sabia que o mais sensato e cabível para aquela situação, era interceder por seu povo e proclamar um jejum integral por três dias. Ela cria que o clamor, as lágrimas e a humilhação de seu povo, seriam essenciais antes que pedisse o favor do rei. Ainda que não lemos de maneira explícita sobre a oração de Ester, posso ver esta sábia rainha, não apenas jejuando, mas também levantando à Deus clamores desesperados por seu povo.

Ester poderia ter se deixado abater pela emoção; poderia ter se precipitado ao dirigir-se ao rei, colocando tudo à perder. Pagaria, provavelmente, com a própria vida, e seu povo estaria fadado à morte por um homem perverso, num país estrangeiro. As vezes agimos assim. Deixamos a emoção fluir dentro de nós, enquanto deveríamos ponderar a situação, e procurar o auxílio de Deus. Ester foi vitoriosa. Seu plano de falar ao rei foi bem sucedido; o povo judeu, que antes corria perigo iminente, agora dominava aquelas cidades e ninguém os podia resistir. 

Deus é assim. Age através de nossos jejuns e orações! Pode reverter por completo uma situação difícil, como foi o caso de Ester e o povo judeu. De imediato, olhamos com pesar e com falta de esperanças para os nossos problemas; mas o achegar-se à Deus e a busca frequente por seu auxílio, nos garante uma fé sobrenatural; que nos leva do medo ao júbilo, e assim como este povo, do perigo à vitória!

Tão somente creia. Embora algumas situações padeçam de uma solução "impossível", lembre-se do que Jesus disse: "Tudo é possível àquele que crê" (Mc 9:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!