10 de ago. de 2015

Assuma a responsabilidade por suas próprias culpas


Estive meditando em Gênesis por esses dias, e Deus ministrou ao meu coração na passagem em que Adão e Eva comem do fruto proibido. Quando Deus pergunta a Adão se ele comeu da árvore que Deus lhe havia proibido comer ele responde: Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". (Gênesis 3:12). Em seguida Deus pergunta o mesmo a Eva e ela diz: "A serpente me enganou, e eu comi". (Gênesis 3:13).

O ser humano possui a tendência de culpar os outros por suas próprias falhas. Adão se justificou diante de Deus dizendo que a mulher lhe deu o fruto, enquanto que Eva justificou-se dizendo que a serpente a enganou. O fato é que independente de quem foi a culpa, Adão e Eva precisaram arcar com as consequências do seu pecado, e sabemos que elas perdurarão até que Cristo reine sobre a terra e o pecado seja derrotado por completo.

O ponto que Deus ministrou ao meu coração e quero compartilhar com vocês é que não devemos culpar outras pessoas pelas nossas falhas e erros, e nem tampouco devemos nos justificar diante de Deus simplesmente dizendo que Satanás nos tentou e nós cedemos, como o caso de Eva. Satanás é aquele que sempre quer nos levar a pecar, mas a Palavra de Deus nos diz que somos tentados segundo nossa própria cobiça, segundo nossa própria natureza pecaminosa e nossos maus desejos (conforme Tiago 1:14), portanto é responsabilidade nossa mortificarmos nossa carne e escolhermos viver pelo espírito. “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Gálatas 5:16).

Precisamos ser honestos e humildes diante de Deus e se preciso de homens, quando há necessidade de confessarmos nossas culpas. Um pecado cometido por nós é sempre responsabilidade nossa, ainda que outros nos tenham induzido ao mesmo e Satanás nos tenha tentado àquele mal.

Adão e Eva se esconderam de Deus entre as árvores do jardim depois de terem pecado (Gênesis 3:8). O ser humano possui esta mesma tendência de esconder-se da presença de Deus quando peca, e engana-se mantendo no coração aquele pecado sem confissão e arrependimento, porque muitas vezes acredita que se o cometeu mais de uma vez Deus não o vai perdoar.

Deus é Santo sim, Sua natureza é perfeita e para Ele o pecado é abominável. Mas Sua Palavra nos garante que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, e se cometemos algum pecado devemos confessá-lo a Deus e Ele nos perdoará:

“Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” (Salmos 32:5).

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9).

E por último, amados, sejamos a mudança que esperamos ver no outro. Pois quando permitirmos que nossos corações sejam transformados à maneira de Deus e purificados pelo Seu precioso sangue, passaremos a ver os outros com os olhos de Deus, e com certeza nosso relacionamento com aqueles que nos cercam será também transformado para melhor.

Deus os abençoe,
Priscila Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!