8 de abr. de 2013

Qualidades necessárias para ser ativo no Reino de Deus.

"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos." (2Pedro 1:5-8) (NVI).

Pedro alista as virtudes que o cristão deve desenvolver, a fim de ser espiritualmente vitorioso e frutífero diante de Deus.Quem se torna cristão deve imediatamente envidar todos os esforços possíveis para acrescentar à sua fé as oito qualidades citadas nos versículos 5-8. Note que estas características espirituais não se desenvolvem automaticamente sem nosso esforço diligente de cultivá-las. (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal, Donald C. Stamps, pág. 1948).

Como vemos, estes versos tratam de características espirituais que devemos adotar, a fim de que nos impeçam de sermos inoperantes e improdutivos (2Pe 1:8) no Reino de Deus. 
Segundo a tradução Almeida Revista e Corrigida, o verso 8 diz: "Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." (2Pe 1:8).

Estéril pode ser definido como aquilo que não pode produzir; ocioso, como aquilo que não trabalha, é inútil. Tratando-se das coisas de Deus, nenhuma das definições é plausível. A vida cristã não tem efeito, nem significado, se não for para glorificar a Deus. Logo, se somos improdutivos, ociosos e estéreis na obra, do que vale nossa conversão? O novo nascimento é também um abandono aos impulsos egoístas, aos próprios interesses; nascer de novo é amar e edificar o próximo, e acima de tudo glorificar a Deus!

Versos como estes, não podem passar despercebidos aos olhos! Deus nos entrega a chave para estarmos ativos na obra. Deixa-nos os "requisitos espirituais" que consolidam nossa utilidade no Reino, nossa participação tão cabível.

A nota de Donald Stamps nos lembra de desenvolvermos tais características a partir de nossos esforços diligentes. Mas para desenvolvê-las, antes de tudo, precisamos conhecê-las! Preparei algumas definições à luz da Palavra de Deus e de outras fontes:

1. Fé: "É a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11:1);
2. Virtude: É a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem (significados);
3. Conhecimento: A Bíblia diz: "Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo." (Os 6:3); Paulo escreveu sobre o conhecimento da Palavra à Timóteo: "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade" (2Tm 2:15);
4. Domínio próprio (ou temperança): 1. Hábito de moderar os apetites sensuais, os desejos, as paixões; 2. Sobriedade no comer e no beber; 3. Comedimento, moderação. (Dicionário Priberam). Entendo como a capacidade de dominar os próprios sentimentos, pensamentos e atitudes; é também um fruto do Espírito Santo (Gl 5:22);
5. Perseverança: Constância, firmeza, pertinácia. (Dicionário Priberam);
6. Piedade: "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a Lei de Cristo." (Gl 6:2). Pode ser entendido como "carregar a dor do outro, importar-se com o próximo;
7. Fraternidade: A fraternidade é o amor e a união ao próximo. "Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade..." (Hb 113:1-2);
8. Amor: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1Co 13:4-7).

Tendo o conhecimento de tais características espirituais, cabe a nós resgatá-las a fim de que possamos ser ativos e úteis na obra de Deus! Isso não cabe apenas ao que se refere à ministérios em igreja, cargos de liderança, etc; todos nós podemos fazer discípulos de Cristo e levar a luz da Palavra, onde quer que estejamos!
Que Deus venha nos ajudar a buscar e reter cada uma dessas coisas, a fim de estarmos com o coração cheio do que Ele espera de nós, e multiplicando a semente imperecível que nos foi plantada! Em Nome de Jesus, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!