9 de abr. de 2013

Estudo | Entendendo a Bíblia (continuação - Era da Criação)


Há quatro grandes eventos dentro da Era da Criação. São:
1.Criação; 2.Queda; 3.Dilúvio; 4.Torre de Babel.

1. Criação: O homem criado à imagem de Deus (Gênesis 1:2)
Depois de uma demonstração dramática de poder ao criar os céus e a Terra, Deus cria o homem. Adão e Eva são criados à imagem de Deus, em perfeita harmonia e parceria com ele. Vivendo em um local idílico no Jardim do Éden, são indivíduos belos e inteligentes. A "imagem" não é aparência física, mas uma proximidade pessoal e espiritual. O homem tem intelecto, emoção e vontade. Possui um senso moral do certo e do errado. É um ser criativo. Essas são algumas características de Deus que são compartilhadas pelo homem e, nesse sentido, o homem é criado à imagem de Deus.

2. Queda: o pecado entrou no mundo (Gênesis 3)
Satã, aparecendo na forma de uma serpente, seduz Adão e Eva a se rebelarem contra Deus e violarem a única proibição que ele havia feito: não comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Como consequência, eles são expulsos do Jardim do Éden e uma maldição é colocada sobre a Terra. Quando Adão e Eva se rebelam, o pecado entra no mundo. Toda a dor, todo o mal, todo o sofrimento suportado pela humanidade todo o tempo podem ser traçados a partir desse ato, que é, portanto, apropriadamente chamado de "Queda" do homem.

3. Dilúvio: julgamento pelo pecado (Gênesis 6:10)
Nos vários anos seguintes, com o homem se multiplicando em número, da mesma forma se multiplicou sua tendência a pecar, até que chega o momento em que Deus só pode encontrar oito pessoas dispostas a viverem uma relação correta com ele: Noé, sua esposa, seus três filhos e suas esposas. Então, em julgamento pelo pecado, Deus realiza cirurgias na raça humana, cortando o tecido cancerígeno, onde estivesse, e deixando para trás o tecido saudável para se restaurar. Ele faz isso enviando um dilúvio universal que destrói a humanidade, exceto Noé e sua família, que são salvos na arca.

4. Torre: começo das nações (Gênesis 11)
O comando pós dilúvio de Deus para o homem é se espalhar, povoar e subjugar toda a Terra. Em direta desobediência àquele comando, o homem fica em um lugar e começa a construir um monumento para si mesmo, a Torre de Babel. Deus faz com que essa grande congregação de pessoas comece a falar línguas diferentes. A falta de comunicação impede o progresso da Torre e as pessoas com idiomas diferentes se dispersam para os quatro cantos da Terra e formam o começo das nações do mundo como as que conhecemos hoje.

Fonte: Livro 30 Dias para Entender a Bíblia, Max Anders.

No próximo estudo, postarei a respeito da era Patriarcas, – seus principais acontecimentos e linha histórica.

Um ótimo estudo à todos e que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!