7 de nov. de 2012

Sem vingança.


Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor (Rm 12.19).


Leia Levítico 19.15-18 e reflita:
Vingar-se é castigar alguém por uma ofensa recebida, uma tendência humana que já criou muitos problemas e até resultou em crimes. Na caminhada de nossa existência encontramos pessoas que, por qualquer motivo, tornam-se nossos inimigos - como se diz na linguagem popular, "não vão com a nossa cara" e por essa razão nos ofendem com palavras e atitudes, causando-nos tristeza e amargura.
O que fazer numa situação dessas? Alimentar pensamentos de vingança é a resposta consequente do mal que fizeram. A Bíblia, porém, tem a orientação adequada e única que deve ser seguida nestes casos. No texto de hoje, lemos que não devemos procurar vingança, pois ela pertence ao Senhor (Dt 32.35). Paulo repetiu aos cristãos de Roma esse ensino encontrado no Antigo Testamento (veja o versículo em destaque) e, em outra ocasião, escreveu que não devemos com mal o mal que recebemos, mas ser sempre bondosos com todos (1Ts 5.15). No Sermão do Monte, Jesus ensinou que devemos amar os nossos inimigos (Mt 5.44). Humanamente é uma impossibilidade, mas se torna possível quando nos relacionamos dia a dia com o Senhor Jesus.
Uma senhora estava muito amargurada pelo que havia acontecido entre ela e sua sobrinha. "Ela não perde por esperar - vai saber quem eu sou", disse expressando profundo desejo de vingança. Antes de orar com aquela irmã, aconselhei que ela comprasse um presentinho e a mais linda rosa que encontrasse no mercado e levasse àquela que lhe havia feito tão mal. Afinal de contas, é esse o ensino que encontramos na Bíblia. Passaram-se alguns meses e nos encontramos novamente. Muito feliz, ela contou que seguiu meu conselho e o gesto fez com que as duas se abraçassem e perdoassem uma à outra. Quando o bem prevalece, há reconciliação e as ofensas são deixadas de lado. Em vez de vingança, busque fazer o bem. 

Fonte: JG, O Pão Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!