Esta manhã meu primeiro pensamento foi algo que o Espírito Santo colocou em minha mente e refere-se a esta passagem: “Ah, meu povo malhado na eira! Eu lhes conto o que ouvi da parte do Senhor dos Exércitos, da parte do Deus de Israel.” (Isaías 21:10).
Eira é um espaço onde os cereais eram malhados e peneirados, separando a palha e outros detritos dos grãos de cereais.
Há uma tradução desta mesma passagem que diz: “...povo meu, debulhado e batido.” Debulhar, é como mencionei acima, fazer a separação do trigo e da palha, e bater se refere a bater o trigo com varas para retirar a palha.
Esta analogia refere-se a nós e Deus. O processo de debulhar, de separar o trigo da palha refere-se à nossa separação de toda mistura, de tudo o que não é santo e condizente com a nossa nova vida em Cristo (2 Coríntios 5:17, 1 Pedro 1:16). E o processo de bater se refere ao aperfeiçoamento de Deus, enquanto Ele remove tudo o que não provém dEle de nossas vidas, incluindo pecados, hábitos nocivos, embaraços, ídolos e outros elementos.
Depois de debulhado e batido, o trigo era lançado para o alto. Enquanto o trigo caía dentro da eira, o vento jogava a palha fora. Diante desse simbolismo de Deus para nos trazer essa reflexão, meditemos de coração pedindo a Deus o que Ele anseia remover de nossas vidas para que sejamos como esse trigo no processo final, puro, sem misturas, em seu estado desejável.
Está escrito na Palavra de Deus: “Pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”. (Hebreus 12:6). Essa disciplina nem sempre é fácil, mas é necessária. Enquanto o trigo é batido ele é preparado para o estado que ele deve ter. Do mesmo modo nós, enquanto o Senhor nos prova, nos disciplina, vamos tomando a forma que Ele deseja gerar em nós e somos aperfeiçoados, purificados por Ele.
Deixemos o Senhor remover toda impureza e toda sobra de nós. Poderá ser difícil para nós esse processo, mas deixar-se moldar pelo Deus Criador é na verdade uma bênção e motivo de alegria! (Tiago 1:2).
Deus os abençoe!
Priscila Grah