3 de mai. de 2013

Objetos e práticas abomináveis (continuação - Astrologia)

A astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes" e logos, "palavra", "estudo"), é uma crença segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam, hipoteticamente, prover informações sobre a personalidade, as relações humanas e outros assuntos mundanos. [...] A comunidade científica considera que a astrologia é uma *Pseudo-ciência ou uma superstição, já que até hoje, nenhum astrólogo apresentou evidências oficiais acerca da eficácia de seus métodos. (Fonte: Wikipedia).

*Pseudo-ciência: Reivindicação, crença ou prática que se apresenta como científica, [...], mas não adere a um método científico válido, carece de provas e plausibilidade, não podendo ser confiavelmente testado..." (Fonte: Wikipedia).

Cientificamente,  podemos dizer que a astrologia é vista como "uma superstição sem evidências de sua eficácia"; enquanto que Biblicamente, que é o que nos interessa, a astrologia é algo maldito.

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi." (Gn 1:14-15).

Deus determinou que o sol, a lua, e as estrelas servissem de sinais que conduzissem a Ele, além de regularem o andamento dos dias, estações e anos. A astrologia deturpou esses propósitos determinados para os astros e urdiu o ensino falso de que os astros e planetas influenciam e orientam a vida das pessoas. (Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal, Donald C. Stamps).

O propósito de Deus ao criar as estrelas, definitivamente não foi para que através delas o homem pudesse prever o futuro e determinar personalidades diferentes; as estrelas, assim como toda a criação de Deus, foram criados para a glória de Deus. "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19:1).

A astrologia é uma forma de adivinhação. Podemos ver em vários lugares do Antigo e Novo Testamento à aversão de Deus à práticas como essas. 
Antes de Israel entrar em Canaã, Deus os advertiu que não imitassem as práticas pagãs daqueles povos (Dt 18:9-13). A Bíblia diz que o Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas (Dt 18:12) e mais adiante, os adverte dizendo que as nações que eles iriam expulsar davam ouvidos aos que praticavam magia e adivinhação, mas a eles (os israelitas), Deus não permitiu tais práticas (Dt 18:14).

Deus não permitiu que os israelitas se contaminassem com adivinhações e outras práticas pagãs, simplesmente porque Deus os escolheu como um povo separado, guiado por Deus e chamado para ser santo! Só por aqui já é possível ver que praticar, acreditar, enfim; ter qualquer relação ou crença na astrologia é pecado! Deus nos chama para a santidade!

No capítulo 47 do livro de Isaías, é predita a queda e ruína da Babilônia,  conhecida por suas práticas pagãs e cultura detestável. "Todos os conselhos que você recebeu, só a extenuaram! Deixe seus astrólogos se apresentarem, aqueles fitadores de estrelas que fazem predições de mês a mês, que eles a salvem daquilo que está vindo sobre você; sem dúvida eles são como restolho, o fogo os consumirá. Eles não podem nem mesmo salvar-se do poder das chamas" (Is 47:13-14).

A lógica da condenação de Deus à astrologia é até mesmo óbvia: o nosso futuro pertence à Deus! Não é uma mera especulação escrita em uma revista, que irá determinar o curso daquele dia, mês, ou enfim, do meu futuro! 

Quanto à personalidade, seria possível que bilhões de pessoas tendessem a possuir personalidades iguais ou semelhantes? E portanto, todas as pessoas do signo de peixes estariam "destinadas" às mesmas coisas no determinado mês, teriam um estilo de personalidade "X", e poderiam, por exemplo, confiar que no dia "Y" estarão mais propensas à "sorte", e por conta disso devem arriscar para aquele dia algo que muito desejam? 

Antes de confiar quem você é e o que espera por você em algo subjetivo, furado, e pior, que é tido como pecado à Deus, procure entender do que se trata esta prática e de onde ela vem. 

Estudos afirmam que seu início se deu entre outros lugares, também na Babilônia; basta ler a Palavra de Deus e ficará explícito o tipo de práticas e culturas abomináveis que tinha aquele lugar. Não é para menos, que Apocalipse cita a ira de Deus sobre a Babilônia para simbolizar todas as culturas pagãs existentes, a infidelidade à Deus, entre outras práticas depravadas (Ap 17:1).

Algumas pessoas sentem-se indiferentes quanto à astrologia. Não conhecem suas fontes, não são dos mais "fanáticos" pela prática, mas também não a abominam; as vezes até dão uma olhada na previsão para a semana, leem quanto a sua personalidade. Pois sabendo que Deus abomina tais coisas, não há razão para continuar crendo e até mesmo buscando, estas coisas. Precisamos vigiar quanto à isto; Deus não revela nosso futuro através dos astros, nem dos mortos, nem de espíritos, ou de qualquer outra coisa; Deus sempre usou seus profetas para isto e nunca foi à toa, só para saciar a curiosidade de alguém, ou "para saber se a semana é boa para mudar de emprego", por exemplo. Deus só se revela a quem lhE convém e nunca é deste modo. 

É de suma importância averiguar se há algum objeto relacionado à astrologia de nossa posse; tudo o que é abominável à Deus vem do maligno. Logo, se vem do maligno, pode trazer influências negativas às nossas vidas, e sempre desagradam a Deus!

Que o Espírito Santo venha discernir esta reflexão à você, e que o temor do Senhor esteja no seu coração, de modo que tudo o que é abominável aos olhos do Senhor, esteja distante de ti. 

Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!