23 de abr. de 2013

Estudo | Entendendo a Bíblia (continuação - Era do Êxodo)


Há quatro grandes eventos na Era do Êxodo:
1. Libertação; 2. A Lei; 3. Kadesh Barnea; 4. Quarenta anos vagando.

1. Libertação: liberdade da escravidão no Egito (Êxodo 1-18)
Os hebreus sofreram sob a escravidão no Egito durante quatrocentos anos antes de pedir a libertação a Deus. Este coloca Moisés como seu porta-voz perante o Faraó, o soberano do Egito, pedindo a libertação espiritual do povo hebreu. O faraó se recusa, e uma série de dez pragas é mandada sobre o Egito para convencer o faraó a deixar o povo partir. As pragas começam mal e terminam ainda pior – de sapos a mosquitos, passando por água que se transforma em sangue e chegando à morte dos primogênitos em todos os lares do Egito. Finalmente, o faraó consente em deixar os hebreus saírem do Egito. Depois que eles partem, muda de ideia e tenta recapturá-los. Então, longe, já no Mar Vermelho, Deus abre as águas permitindo que o povo hebreu cruzasse para o outro lado. As águas voltam a se juntar, protegendo-os do exército egípcio e liberando-os da escravidão no Egito. Deus, claro, só tem um destino para eles: a Terra Prometida de Canaã... a terra "onde jorra leite e mel". A terra na qual o pai deles, Abraão, tinha se estabelecido antes e que agora seria novamente o lar do povo.

2. A Lei: os mandamentos de Deus no Monte Sinai (Êxodo 19-40)
O povo hebreu agora começa a construir uma identidade nacional como Israel. Do Mar Vermelho, os israelitas viajam para o sul, para a base da Península do Sinai, e ali acampam. Eles recebem os mandamentos de Deus no Monte Sinai. Moisés recebe os Dez Mandamentos escritos em tabuletas de pedra pelo dedo de Deus. Moisés também recebe uma revelação completa da Lei que vai governar a vida nacional de Israel, bem como suas relações com Deus. Este promete abençoar a nação abundantemente pela obediência e amaldiçoá-la se desobedecerem.

3. Kadesh Barnea: lugar de rebelião contra Deus (Números 10-14)
Israel deixa o Monte Sinai e migra para o norte até um oásis, Kadesh Barnea, que se localiza na entrada sul da Terra Prometida. Desse ponto privilegiado, doze espiões são enviados até a Terra Prometida, um espião de cada uma das doze tribos de Israel. A terra está habitada pelos canaanitas, que não aceitariam bem a horda de israelitas voltando para a terra. Quando os espiões retornam, eles têm algumas notícias boas e outras más. A boa notícia é que a terra é linda e generosa, "jorrando leite e mel". A má notícia é que há gigantes e exércitos hostis por toda a terra. Dez espiões informam que a terra é indomável (apesar de Deus ter-lhes prometido dar-lhes a vitória sobre qualquer força opositora). Dois espiões, Josué e Calebe, exortam o povo a acreditar em Deus e entrarem na terra. O povo acredita no informe da maioria e se recusa a seguir Moisés até a terra. Assim, ela se torna conhecida como um lugar de rebelião contra Deus.

4. Quarenta anos vagando: consequências da rebelião contra Deus (Números 20-36)
Como uma consequência de se rebelar contra Deus em Kadesh Barnea, a geração do "Êxodo" está condenada a vagar no deserto até que todos que tinham 21 anos ou mais na época, morram. Nos seguintes quarenta anos, uma nova geração cresce para liderar; está disposta a seguir os líderes e entrar na terra. Moisés leva-os até o norte do Mar Morto perto de Jericó, a entrada leste da Terra Prometida. Moisés encoraja o povo, da-lhes instruções adicionais encontradas no Livro de Deuteronômio e depois morre.

Fonte: Livro 30 Dias para Entender a Bíblia, Max Anders.

No próximo estudo, postarei a respeito da era da Conquista, – seus principais acontecimentos e linha histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!