6 de mar. de 2013

Seja sempre agradecido.

Estou lendo um ótimo livro. Trata-se de vinte conselhos para aplicarmos à vida cristã. Costumo fazer algumas indicações de livros aqui no blog, e deixo esta dica de leitura à vocês: "Vida Cristã Radical", Pr. Darci M. Modes. [Deixo aqui o contato do autor caso tenham interesse em adquirir o livro].

Nesta postagem, quero também registrar a devocional que li hoje e está presente no livro: "Seja sempre agradecido." Tenho pensado muito à respeito disso nos últimos dias. As vezes, não agradecemos a Deus por todas as bênçãos que recebemos e até preferimos murmurar por pequenas coisas! Que esta reflexão possa ajudá-lo(a) a ter o hábito de agradecer a Deus continuamente, em todos os dias!

Em 2 Coríntios 2:14 lemos: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento." Você percebeu que no início do versículo se lê: "e graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo?" Esta é uma característica que Deus espera de nós: uma vida de gratidão.

Trata-se de um estilo de atitude que nos leva a adorar e agradecer a Deus por todas as circunstâncias e em todo o tempo; porque no final de tudo, em Cristo, Deus sempre nos faz triunfar!
Não estou falando daquele cristianismo falso, hipócrita em que a pessoa faz de conta que adora, mas são apenas palavras, já que o coração está distante de Deus; e nem daquele que diz "estou com câncer, glória a Deus".
Embora você tenha lutas, dificuldades, provações ou passe momentos de dor ou melancolia, ainda assim, você pode ser agradecido a Deus por reconhecer que, embora esteja passando por um momento circunstancial dolorido, Deus está no controle de tudo em sua vida. Deus não quer que você negue a sua dor como um ato de fé, mas sim, compreenda que, embora doa, Ele é o Senhor do seu problema: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Romanos 8:28).
"Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5:17-18). Lembro-me de Paulo e Silas, quando foram lançados no interior da prisão em Filipos, em Atos capítulo 16. Eles foram presos e lançados no interior da prisão subterrânea com seus pés acorrentados a um tronco. Ali, ambos levaram 40 chicotadas do "flangrum", um chicote romano, o mesmo que usaram em Jesus frente na crucificação.
O flangrum se tratava de uma peça de madeira ou de ferro com seus a oito tiras de couro com chumbinhos vazados pontiagudos na ponta; e eram segurados pelos soldados. Normalmente o saldado embebia as pontas dentro de um líquido, que era previamente preparado com ervas que produziam dores agudas e depois aplicava a chicotada por todo o corpo, incluindo o rosto. No caso de Jesus, ele ficou desfigurado e irreconhecível (Isaías 53).
Algo incompreensível acontecia no coração de Paulo e Silas ali naquela clausura: embora estivessem prestes a serem executados no dia seguinte, diante de uma multidão àvida, ao invés de lastimarem sua sorte, diz a Bíblia que "por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam" (Atos 16:25). Jamais imaginariam que "de repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram." (Atos 16:26).
Sem dúvida, antes de murmurar ou reclamar pelo momento que você vive, lembre-se: "mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Romanos 8:37).

*Para pensar: Leia o texto bíblico abaixo e responda:
O que acontece com o coração que não é grato?
"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu" - Romanos 1:21.

*Para orar:
1. Peça ao Espírito Santo que traga ao seu coração todas as coisas pelas quais deva agradecer, sejam boas ou más;
2. Ore para que suas palavras sejam sempre de agradecimento e não de murmuração;
3. Ore para que o Senhor encha seu coração de gratidão e que a auto-piedade vá embora;
4. Peça a Deus gerar em sua igreja um espírito de contentamento e gratidão por todas as coisas;
5. Ore pedindo que Deus envie um espírito de quebrantamento sobre todas as igrejas no sentido de sempre terem entre si um relacionamento agradável e amigável;
6. Agradeça a Deus por viver num País livre de furações, terremotos e maremotos.

Fonte: Vida Cristã Radical - Pr. Darci M. Modes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!