28 de nov. de 2012

O pecado da negligência e o endurecimento dos corações.


Quantos tem endurecido o coração às coisas de Deus, bem como à Sua palavra! A Bíblia nos adverte a "exortar uns aos outros todos os dias, para que nenhum de nós se endureça pelo engano do pecado." (Hebreus 3:13). 

"Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque, se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a divina punição, como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?" (Hebreus 2:1-3). *A negligência, o descuido ou falta de interesse, é desastroso. O crente que, por negligência, desconhece a verdade e os ensinos do evangelho, corre o grande perigo de ser arrastado rio abaixo além do porto seguro, onde não há mais segurança. Assim como todos os endereçados de Hebreus, todo cristão é tentado a tornar-se indiferente para com a Palavra de Deus. Por causa de descuido e desinteresse, é fácil começarmos a prestar menos atenção às advertências de Deus, cessarmos de perseverar em nossa luta contra o pecado, e aos poucos desviar-nos do Filho de Deus, Jesus Cristo. 

Advertência contra a Incredulidade:
Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz. Por isso fiquei tão irado contra aquela geração e disse: O seu coração está sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso." (Hebreus 3:7-11). * Se vocês ouvirem a sua voz: refere-se a desobediência de Israel no deserto, depois do êxodo do Egito, como advertência aos crentes sob o novo concerto. Porque os israelitas deixaram de resistir ao pecado e de permanecer leais a Deus, foram impedidos de entrar na Terra Prometida. Semelhantemente, os crentes devem reconhecer que eles, também, podem ficar de fora do repouso divino, se forem desobedientes e deixarem que seus corações se endureçam. O Espírito Santo fala conosco a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Se formos indiferentes à sua voz, nossos corações se tornarão cada vez mais duros e rebeldes a ponto de se tornarem insensíveis à Palavra de Deus ou aos apelos do Espírito Santo. A verdade e o viver em retidão já não serão prioridades nossas. Cada vez mais, buscamos prazer nos caminhos do mundo e não nos caminhos de Deus. O Espírito Santo nos adverte que Deus não continuará a insistir conosco indefinidamente se endurecermos os nossos corações por rebeldia. Existe um ponto do qual não há retorno. 

"Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração."  (Hebreus 4:7).

*Notas retiradas da Bíblia de Estudos Pentecostal, Donald C. Stamps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!