19 de set. de 2012

As 7 Igrejas do Apocalipse: #Filadélfia.

Sexta carta, à igreja de Filadélfia.
E ao anjo da igreja que está em *Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre; Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés; e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei *da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. *Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:7-13).

Notas: *Filadélfia: Filadélfia era uma igreja fiel, que guardava a palavra de Cristo e não o negava. Os membros tinham suportado a oposição do mundo, resistindo à conformação às tendências malignas das demais igrejas e perseverado na lealdade a Cristo e na verdade do evangelho do NT. Por causa da perseverança deles na fidelidade, Deus promete livrá-los da hora da provação.
*Da hora da tentação: A promessa de Cristo, no sentido de livrar os fiéis de Filadélfia da hora da tentação, é idêntica à promessa bíblica aos tessalonicenses, de que seriam perseverados da "ira futura" (1Ts 1.10). Esta promessa é válida para todos os fiéis de Deus, em todas as eras. Essa provação, ira e tribulação que sobrevirá a "todo o mundo" nos últimos anos desta era, imediatamente antes do estabelecimento do reino de Cristo na terra. A respeito desse tempo, a Bíblia revela as seguintes verdades: (1) Esse tempo de tribulação envolve a ira de Deus sobre os ímpios (6-18; Dt 4.26-31; Is 113.6-13; 17.4-11; Jr 30.4-11; Ez 20.33-38; Dn 9.27; 12.1; Zc 14.1-4; Mt 24.9-31; 1Ts 5.2). (2) Esse período de provação também inclui a ira de Satanás contra os fiéis, contra os que aceitaram a Cristo durante esse período terrível. Para eles, haverá fome, sede, exposição às intempéries (7.16) e muito sofrimento e lágrimas (7.9-17; Dn 12.10); Mt 24.15-21). Experimentarão de modo indireto as catástrofes naturais da guerra, da fome e da morte. Serão perseguidos, torturados e muitos terão o martírio (6.11; 13.7; 14.13). Sofrerão as assolações de Satanás e das forças demoníacas (9.3-5; 12.12), violência de homens ímpios e perseguição da parte do Anticristo (6.9; 12.17; 13.15-17). Perderão suas casas e terão de fugir, aterrorizados (Mt 24.15-20). Será um período terrivelmente calamitoso para quem tiver família e filhos (Mt 24.19); será tão terrível, que os santos que morrerem terão tidos por bem-aventurados, porque descansam da sua lida e ficam livres da perseguição (14.13). (3) Quanto aos vencedores anteriores àquele tempo, Deus os preservará da tribulação, através do arrebatamento, quando os fiéis encontrarão o Senhor nos ares, antes de Deus derramar a sua ira Esse livramento é uma recompensa àqueles que perseverarem em guardar a Palavra de Deus, mantendo a fé verdadeira. (4) Os crentes de nosso dias, que esperam escapar dessas coisas que estão por vir sobre o mundo, só o conseguirão mediante a fidelidade a Cristo e sua Palavra e a vigilância constante na oração, para não serem enganados.
*Venho sem demora: A estreita conexão entre este versículo e o 10 indica (1) que a vinda de Cristo, para arrebatar da terra a sua igreja, será o meio de livramento dos fiéis (cf. Ts 1.10; 4.14-18), e (2) que o livramento da hora da provação e da tribulação está reservado somente aos que permanecerem em Cristo e na sua Palavra.

Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal, Donald C. Stamps - Traduzida por João Ferreira de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!