7 de ago. de 2012

Como se expressa uma mulher sábia


Pensei em resumir esta reflexão depois de a ter lido, mas percebi então que cada palavra aqui presente é de extrema valia na vida daquelas que querem se expressar e agir segundo a vontade de Deus.


Ao expressar-se, a mulher sábia fornece uma razão para a esperança que se aninha em seu íntimo. As palavras mais importantes que podemos pronunciar são as que explicam nossa fé a quem perguntar ou a quem estiver disposto a ouvir. 
Devemos ser capazes de dar uma razão para a esperança que existe em nós (1Pe 3:15). Temos de orar pedindo a Deus que nos ajude a ser suficientemente ousadas para explicar com clareza nossa fé em Deus. Temos de pedir a Deus que nos ajude a contar a outros porque chamamos Jesus de nosso Messias, porque não podemos viver sem o Espírito Santo e porque decidimos viver de acordo com os mandamentos de Deus.
Precisamos, ainda, fazê-lo de maneira amorosa e humilde. Caso contrário, afastaremos os que Deus quer atrair para si. Se o amor de Deus e o testemunho de sua bondade não estiverem em nosso coração, não podemos expressá-los, e o que dissermos não atrairá as pessoas para o Senhor. Pode-se produzir, na verdade, exatamente o oposto.
Ao expressar-se, a mulher sábia está ciente de que o momento certo é importante. Quando coisas difíceis de serem aceitas pelo ouvinte devem ser ditas, a hora certa é tudo. Determinadas palavras não poderão ser pronunciadas com sucesso se o ouvinte não estiver aberto e pronto para ouvi-las. É importante discernir isto, e a única maneira de certificar-se do momento certo e do que dizer, é orando antecipadamente sobre o assunto. A Bíblia diz que não devemos apressar-nos em falar (Pv 29:20). A mulher sábia reconhece que não deve compartilhar todo pensamento que lhe venha à mente. "O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se." (Pv 29:11). Você talvez tenha algo bom a dizer, mas as pessoas nem sempre estão prontas para ouvir. Só Deus sabe com segurança quando alguém está pronto. Peça-lhe que lhe mostre. 
Ao expressar-se, a mulher sábia diz a verdade. Quando não dizemos a verdade, prejudicamos a outros e a nós. "Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo." (Ef 4:25). Entretanto, não podemos andar por aí falando a verdade sem sabedoria, sensibilidade e discernimento do tempo do Senhor. As pessoas não querem ouvir a todo momento cada detalhe da verdade sobre si mesmas. É demais para elas. Algumas vezes é melhor calar e orar para que Deus lhe mostre qundo alguém está pronto para ouvir a verdade.
Ao expressar-se, a mulher sábia não fala demais. É preciso cuidado para não falar além do necessário. "Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo." (Ec 5:3). Não podemos falar sem pensar no que dizemos. "Teremos de dar contas de cada palavra inútil no dia do juízo." (Mt 12:36). Trata-se de um pensamento bastante assustador. Devemos pedir a Deus que nos dê sabedoria para dizer o suficiente.
Ao expressar-se, a mulher sábia usa palavras graciosas. Não podemos proferir palavras mesquinhas, insensíveis, duras, grosseiras, rudes, enganosas, ofensivas ou arrogantes sem colher as consequências. Construiremos ou destruiremos vidas com nossas palavras. "Mas as coisas que saem da boca vem do coração, e são essas que tornam o homem impuro." (Mt 15:18). "As palavras do sábio lhe trazem benefício, mas os lábios do insensato o destroem." (Ec 10:12). Peça a Deus que lhe dê um coração puro, tão cheio com seu Espírito, com seu amor e sua verdade que as palavras que você disser derramem amor, verdade e cura. 
Peça-lhe que a ajude a encontrar palavras que comuniquem vida aos que a rodeiam.

Fonte: A Bíblia da Mulher que Ora - Stormie Omartian. Página 520.

Um comentário:

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!