6 de set. de 2016

Identidade cristã! :)


Meditando nos capítulos 17 e 18 de 1 Samuel podemos perceber um evidente contraste entre o comportamento de Davi e o de Saul. E é muito importante entendermos que a grande diferença entre o comportamento de um e de outro está na identidade de cada um deles, do quanto cada um tinha sua identidade bem firmada ou não em Deus!

No capítulo 17 lemos a história de Davi, um jovem franzino, que cuidava de ovelhas, que não tinha o reconhecimento da família, que não era um honrado guerreiro como seus irmãos. E apesar de sua aparência física, do desvalor e indiferença por parte de sua famíia, apesar de sua ocupação não ser honrada e admirada como a de seus irmãos, Davi era um adorador que se relacionava com Deus. Ele não precisava ir à batalha para saber quem ele era em Deus e qual o potencial que o Senhor havia depositado nele. Ele matou um leão, um urso, e o temível gigante Golias! E isso porque ele tinha sua identidade bem firmada em Deus, e porque ele acreditava sinceramente que Deus o amava e estava com ele. Diante do grande desafio de lutar com Golias, Davi cuidou de render toda a glória daquela batalha à Deus.

Por outro lado temos Saul, um belo rei de grande estatura, um brilhante guerreiro, um homem escolhido pelo próprio Deus para governar Israel. Certamente possuía riquezas, conforto, prestígio e poder. Mas apesar disso era um homem inseguro, superficial em seu relacionamento com Deus, e como podemos ler no capítulo 18, um homem invejoso e vingativo. 

A Bíblia diz que Davi tinha êxito em tudo o que fazia pois o Senhor estava com ele, e vendo isso, Saul teve muito medo dele (1 Sm 18:14). Perceba que, ao invés de Saul se relacionar com Deus e rasgar-lhe o coração revelando suas misérias, fraquezas e pecados em uma posição de rendição e arrependimento, Saul temeu a Davi que possuía esse tipo de relacionamento com Deus e o invejou.

Saul tinha uma pesada armadura, um capacete de bronze, espadas, armamento de ataque e de defesa. Davi tinha cinco pedras e uma atiradeira nas mãos. Por isso entenda, não importa os recursos que temos à nossa disposição, se ocupamos uma posição privilegiada à olhos humanos ou não; pouco importa nossa aparência física ou eloquencia! O fator determinante para uma vida plena e vitoriosa avante aos propósitos de Deus para nós, é o conhecimento da nossa identidade em Deus e nossa segurança diante dessa verdade. 

De maneira prática, precisamos buscar no Senhor as respostas para as nossas dúvidas acerca de nossa própria identidade: qual o nosso propósito, chamado, de que modo podemos servir nossa sociedade (não apenas espiritualmente, mas também profissionalmente), precisamos de uma revelação genuína do amor de Deus individual, e sobretudo, entendermos e agirmos simplesmente como filhos de Deus!

Enquanto não tivermos essas respostas bem respondidas dentro de nós, teremos que conviver com um vazio existencial do tamanho exato do amor e da identificação de Deus para nós, e nos piores casos, com a insegurança, ira e inveja de Saul, que por não saber quem ele era em Deus e qual era a importância da sua missão, cobiçou o outro e aquilo que Deus havia chamado o outro para fazer!

Que Deus fale ao teu coração poderosamente.

Deus te abençoe!
Priscila Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!