12 de mai. de 2014

Dica de filme: O peregrino

(Imagem: portalgospel)

Este final de semana eu e meu esposo assistimos ao tão famoso filme O peregrino, baseado no livro escrito pelo pastor batista John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678. O livro é uma alegoria da vida cristã.

Minha opinião pessoal do filme é que, a despeito dos singelos efeitos visuais, a história consegue retratar muito bem as diversas fases da vida cristã, e incentiva o crente à prosseguir para o alvo (conforme Filipenses 3:14). Assistindo o filme consegui me identificar com fases no caminhar com Deus já experimentas, outras vencidas, e outras que de certa forma ainda enfrento. E esse é o interessante da história. Apesar de bastante simbólica, retrata, em sua essência, muitas nuances que nós cristãos experimentamos até alcançarmos o alvo da salvação eterna em Cristo.

Deixo o esboço de O peregrino para que conheçam mais a respeito e também sejam estimulados à assistirem:

O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, segue sua jornada por um caminho estreito, indicado por um homem chamado Evangelista, pelo qual se pode alcançar a Cidade Celestial. Na narrativa, todas as personagens e lugares que o peregrino depara levam nomes de estereótipos (como: Hipocrisia, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, gigante Desespero, A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas, etc.) consoante os seus estilos, características e personalidades.

No ínterim, surgem-lhe várias adversidades, nas quais ele padece sofrimentos, chegando a perder-se, ser torturado e quase afogar-se. Apesar de tudo, o protagonista mantém-se sempre sóbrio, encontrando auxílio no companheiro de viagem Fiel, um concidadão seu. Mais adiante na trama, Fiel é executado pelos infiéis da Feira das Vaidades que se opõem à busca dos dois peregrinos. Contudo, Cristão acha um outro companheiro, chamado Esperançoso, que mais tarde lhe salvará a vida, e eles seguem a dura jornada até chegarem ao destino almejado.

A obra é uma alegoria contada como se fosse um sonho, voltando-se sempre a extrair dos eventos narrados alguns ensinamentos bíblicos de forma simbólica, nos moldes das parábolas bíblicas. (Fonte: Wikipedia).

Assista no Youtube: CLIQUE AQUI. 
(Créditos: jovensvalentes1)

Baixe o livro O peregrino em PDF: CLIQUE AQUI
(Créditos: PDF livros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!