3 de set de 2012

Ainda assim!

Leitura Bíblica: Habacuque 3.17-19
"Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei." (Hc 3.18).

O ministério do profeta Habacuque se deu pouco antes da primeira invasão de Judá por Nabucodonosor em 606-605 a.C. Ele foi chamado por Deus para anunciar a intenção divina de punir Judá com a deportação para a Babilônia.
A profecia de Habacuque mostra um homem confiante em Deus, mas perplexo diante dos acontecimentos, especialmente com a iminente calamidade predita pelo Senhor.
A confiança do profeta Habacuque em Deus era tal que, mesmo diante da desolação e mesmo que faltassem mantimentos e gado, ele disse o que está escrito no versículo em destaque nesta mensagem.
Essa atitude do profeta é bem diferente de muito o que se houve dos cristãos nos dias atuais. Como razão para a alegria relatam-se bênçãos, um novo emprego, aumento de salário ou algum ganho. No entanto, dificilmente ouvimos alguém alegrando-se em Deus quando está no meio da desolação e escassez. Parece que hoje o povo de Deus não está habituado a se alegrar e dar graças em toda e qualquer situação. Mesmo assim, a Bíblia diz: "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1Ts 5.18).
Observe ainda a atitude de Jó: quando ele perdeu todos os seus bens, todos os seus filhos e a própria saúde, ele adorou a Deus e não lhe atribuiu culpa nenhuma. Precisamos todos aprender a dar graças, a nos alegrar no Senhor não só quando as coisas vão bem e tudo está às mil maravilhas.
Para isso é preciso também treinar o hábito de sempre confiar em Deus mesmo diante das adversidades, por piores que sejam. Foi assim que os cristãos dos primeiros séculos enfrentaram as perseguições e morriam no Coliseu em Roma. Vamos cultivar a alegria no Senhor ainda que tudo não vá tão bem como gostaríamos. 

"A alegria do Senhor nasce da confiança nEle, não daquilo que enxergamos."

Fonte: MM, Pão Diário.

Um comentário:

  1. Quero registrar aqui, que esta mensagem falou primeiramente comigo! Que Deus nos dê forças para nos alegrarmos nEle ainda quando parecer difícil.

    Fique a vontade para comentar e sugerir temas! Você é sempre bem vindo(a) aqui! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!